GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Guia por dentro do corpo

Um grupo de cirurgiões americanos desenvolveu um braço mecânico carregado de sensores que torna mais precisas as cirurgias em pontos delicados do corpo. O aparelho gera imagens tridimensionais dos locais que estão sendo tocados pelos instrumentos cirúrgicos.

Um grupo de cirurgiões do Johns Hopkins Medical Institution, em Baltimore, Estado Unidos, desenvolveu um braço mecânico carregado de sensores que torna mais precisas as cirurgias em pontos delicados do corpo. Ele permite que os médicos vejam em monitores, ao vivo, imagem em três dimensões dos locais estão sendo tocados pelos instrumentos cirúrgicos. As primeiras experiências foram para remoção de tumores profundos no cérebro, com sucesso, e agora a equipe parte para a adaptação da técnica em cirurgias no nariz.Essas cirurgias costumam ser difíceis, pois as cavidades nasais ficam muito perto do cérebro e do globo ocular. Um movimento incerto pode levar a serias complicações.

O braço mecânico tem seis articulações, com um sensor em cada uma. Ele é acoplado a um instrumento cirúrgico e os sensores, ligado a um computador que processa imagens. Ali já esta uma imagem tridimensional da parte do corpo a ser operada, feita anteriormente por tomografia computadorizada. Com as duas imagens sobre-posta, conforme se movimenta o braço, os sensores indicam na tela o lugar preciso que o cirurgião esta atingindo no corpo real.