PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Impressão: tecnologia de campeões

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 30 jun 1996, 22h00

Você já ouviu falar em fotolito, naturalmente. É aquele negócio que parece um negativo de fotografia, mas é grande, do tamanho desta página. Sem fotolito, todos dizem, é impossível imprimir uma revista. Aliás, para falar a verdade, cada página precisa de quatro fotolitos: um para a cor preta, outro para a cor magenta (um “vermelho” quase rosa), um para o azul e o quarto para o amarelo. Isso porque a impressão também acontece em quatro cores. E, como todos sabem, sem fotolito ela é impossível.

Agora, começando de novo. Você já ouviu falar em fotolito, naturalmente. Pois pode esquecer. Na gráfica da Abril, os fotolitos começam a virar coisa do passado: a revista vai direto dos computadores para a impressão em retogravura, sem escalas. Isso significa mais qualidade gráfica e mais rapidez. E a revista que fez o teste do novo sistema, pioneiro em toda a América Latina, foi exatamente esta, a SUPER. Já em maio, a SUPER era impressa sem passar por fotolitos, no processo chamado filmless. No comando das mudanças, que mereceram um investimento de 5 milhões de dólares, estava Henri Kobata, diretor de serviços editoriais da Abril, jornalista de primeira. Claro que deu certo. Agora em julho, Veja, Exame e Placar também ingressam na nova tecnologia. Logo, logo, virão as outras.

A tecnologia faz revistas mais bem impressas. E faz outras coisas, você sabe. Faz até campeões olímpicos. E a SUPER este mês mostra como computadores, medicina, psicologia, até arquitetura, tudo entra na fabricação das melhores marcas olímpicas. A reportagem, que começa na página 54, foi conduzida pela editora especial Wanda Nestlehner, com o precioso apoio dos colaboradores Heitor Amílcar e Nira Worcman. “É incrível. Você começa a achar que não existe mais limite”, diz Wanda. “Os recordes já parecem imbatíveis, mas a indústria do esporte investe mais e mais, numa bola de neve que vai levar o homem a marcas que eu nem posso imaginar”. E isso não é tudo! Num caderno extra de 19 páginas, com infográficos minuciosos, você verá 22 esportes em câmera lenta. E suas regras, as medidas das quadras, muita curiosidade. Os desenhos são do jornal espanhol El Periódico. As informações foram apuradas por Heitor Amílcar. Heitor não é nenhum atleta, mas pelo seu trabalho dedicado e detalhista, merece uma medalha. De ouro

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.