GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Impressora 3D: você (logo) vai ter uma

Máquina que permite fabricar objetos está chegando ao alcance das pessoas comuns: primeiro modelo doméstico custa R$ 1 300

Juliana Calderari

Você não tem copos suficientes para servir as visitas? Perdeu a tampa da banheira, está precisando trocar o escorredor de pratos – ou simplesmente quer um enfeite novo para colocar na sala? Pense em tudo o que existe na sua casa. Boa parte dos objetos é de plástico. Imagine se você mesmo pudesse produzir todas essas coisas, por conta própria e em poucos minutos. Com uma impressora 3D, é possível. E o interesse nessas máquinas está explodindo – várias empresas estão entrando no negócio e até a HP, maior fabricante de impressoras convencionais, decidiu desenvolver modelos 3D. Mas a mais interessante é a CupCake, que é a primeira para uso doméstico e custa R$ 1300 (mais impostos; http://www.makerbot.com). Nós queremos tornar a impressão 3D acessível às pessoas comuns, diz o americano Bre Pettis. A empresa dele já vendeu 600 unidades da CupCake, que tem até um site onde é possível achar e compartilhar coisas para impressão: é só escolher o objeto que você quer, baixá-lo e dar um print – tão simples como imprimir uma foto. O único porém é que, para reduzir custos, a CupCake vem desmontada: você é que tem de montá-la. Ao menos até que inventem uma versão capaz de imprimir a si mesma.

Como dar um print – em 3D
É possível imprimir objetos de até 10x10x13 cm. O processo todo leva 12 minutos

1. Entre no site thingiverse.com, que oferece 1 600 opções já prontas, ou desenhe o objeto usando o programa Blender. Também dá para digitalizar algum objeto com um scanner 3D.

2. A “tinta” da impressora 3D é um filamento de plástico ABS (mesmo material usado nas pecinhas de Lego). Quando você aperta Print, a máquina derrete esse plástico, que vira uma pasta e começa a sair pelo bico de impressão.

3. A plataforma inferior se move em todas as direções, para que o plástico derretido caia nos lugares certos – e vá formando o objeto, camada a camada. Após o término da impressão é preciso esperar dois minutos para o plástico secar.