GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Janelão da pesada

Para garantir que ele rodasse com sucesso no mundo inteiro, as salas do Build Lab, da Microsoft, ficaram abarrotadas de computadores de teste.

Imagine uma pilha de papel da altura de um prédio de 20 andares. Seria esse o resultado se alguém se desse ao trabalho de imprimir todo o conteúdo do Windows 2000, o maior programa comercial já produzido no mundo, com 29 milhões de linhas de código escritas. Para construí-lo, a Microsoft precisou reunir uma equipe de mais de 4 000 pessoas que, num único dia de trabalho, trocavam uma média de 90 000 mensagens eletrônicas. Na verdade, os testes e a fase de eliminação dos famosos “bugs” consumiram mais de 90% do tempo de desenvolvimento do programa. Para garantir que ele rodasse com sucesso no mundo inteiro, as salas do Build Lab, da Microsoft, ficaram abarrotadas de computadores de teste. Somente no item placas de vídeo foram testadas 1 200 configurações diferentes. Mesmo assim, nem todos os problemas foram resolvidos e houve chiadeira nos quatro cantos do planeta depois de seu lançamento. Por outro lado, o usuário doméstico que compra o Windows 2000 leva para casa uma vantagem preciosa: a de precisar aprender a mexer num único programa.

• O jogo de computador mais vendido no mundo é a série FIFA, desenvolvida pela EA Sports. Lançada para PCs no dia 27 de novembro de 1998, já vendeu 16 milhões de unidades.

• O vírus “I Love You” foi o mais contagioso já inventado. Infectou 3,1 milhões de computadores, causando um prejuízo de 1,54 bilhão de dólares em todo o mundo.