GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Linha contra choques

Inglês Jim Hennequin desenvolveu o aparelho que informa ao motorista o espaço ideal entre seu veículo e o próximo para que possa frear a tempo de evitar um choque.

“Mantenha distancia veiculo que vais à sua frente”, diz uma regra básica do trânsito.Certo, mas que distância? Um inglês chamado Jim Hennequin resolveu o problema de quem costuma errar o calculo e acerta a traseira dos outros carros.

É o BDI.sigla em inglês de indicador de distancia de freagem , um sistema que informa ao motorista o espaço ideal entre seu veiculo e o próximo, para que possa fear a tempo de evitar um choque. Funciona pela projeção de uma linha luminosa horizontal, gerada por uma fila de LEDs(diodos emissores de luz), bem em frente ao motorista , no interior do pára-brisa.

Conforme a velocidade do carro aumenta, a linha move-se para cima, e tudo o que o motorista tem que fazer é mantê-la coincidente comas luzes traseiras do veiculo à frente – essa é a distância ideal para uma freagem segura. O sobe-desce da linha é orientado por um circuito lógico, onde estão armazenados informações sobre distancia de freagem em segurança. Também entram na conta as informações do velocímetro e de um sensor de temperatura capaz de saber se esta chovendo ou navegando.