Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Lista de amigos do Facebook pode determinar se você merece um empréstimo ou não

Seu acesso a crédito pode ser determinado pela análise da vida financeira dos seus contatos. É o que indica uma nova patente registrada pelo Facebook

Por Ana Luísa Fernandes Atualizado em 4 nov 2016, 18h59 - Publicado em 29 set 2015, 16h45

O Facebook registrou uma patente que melhora os resultados das buscas e torna o seu filtro mais efetivo contra spam e conteúdos ofensivos. Parece bom, né? Mas ela também pode fazer você pensar duas vezes antes de adicionar alguém à sua lista de amigos na rede social. Com a novidade, instituições financeiras teriam acesso aos seus dados e de seus contatos para decidir se você pode ou não receber crédito. Sim, é tão invasivo quanto parece ser.

O recurso permite que seja feita uma análise de crédito dos seus amigos do Facebook, e se a média deles atingir um certo número, o seu pedido vai para a frente. Se não, pode esquecer.

Segundo o próprio registro da patente: “Quando uma pessoa solicitar um empréstimo, o potencial credor examina os membros que estejam conectados a ele na rede social. Se a avaliação de crédito dos amigos atingir uma nota mínima, o credor continua o processo de pedido de empréstimo. Caso contrário, o pedido é rejeitado”.

Mas antes de começar a deletar todos os amigos caloteiros da sua lista, saiba que nada é certo ainda. O Facebook ainda não implementou essa função da patente – e pode ser que jamais implemente. Sem um anúncio oficial, nos resta a dúvida (as dívidas) e a sensação de estarmos sendo vigiados.

Continua após a publicidade
Publicidade