PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Lista de amigos do Facebook pode determinar se você merece um empréstimo ou não

Seu acesso a crédito pode ser determinado pela análise da vida financeira dos seus contatos. É o que indica uma nova patente registrada pelo Facebook

Por Ana Luísa Fernandes
Atualizado em 4 nov 2016, 18h59 - Publicado em 29 set 2015, 16h45

Facebook

O Facebook registrou uma patente que melhora os resultados das buscas e torna o seu filtro mais efetivo contra spam e conteúdos ofensivos. Parece bom, né? Mas ela também pode fazer você pensar duas vezes antes de adicionar alguém à sua lista de amigos na rede social. Com a novidade, instituições financeiras teriam acesso aos seus dados e de seus contatos para decidir se você pode ou não receber crédito. Sim, é tão invasivo quanto parece ser.

O recurso permite que seja feita uma análise de crédito dos seus amigos do Facebook, e se a média deles atingir um certo número, o seu pedido vai para a frente. Se não, pode esquecer.

Segundo o próprio registro da patente: “Quando uma pessoa solicitar um empréstimo, o potencial credor examina os membros que estejam conectados a ele na rede social. Se a avaliação de crédito dos amigos atingir uma nota mínima, o credor continua o processo de pedido de empréstimo. Caso contrário, o pedido é rejeitado”.

Mas antes de começar a deletar todos os amigos caloteiros da sua lista, saiba que nada é certo ainda. O Facebook ainda não implementou essa função da patente – e pode ser que jamais implemente. Sem um anúncio oficial, nos resta a dúvida (as dívidas) e a sensação de estarmos sendo vigiados.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.