Luva para acelerar jatos
A NASA está testando uma nova cobertura metálica para a fuselagem de aviões de caça em velocidade supersônica, e, assim, acabar com a turbulência.
Na tentativa de diminuir a turbulência do ar enfrentada pelos caças em velocidade supersônica (entre 1470 e 6125 quilômetros por hora ao nível do mar), a NASA está testando uma cobertura metálica nas asas dos aparelhos. O novo equipamento, desenvolvido pela Rockwell Internacional, é uma placa de titânio com milhões de buraquinhos cortados a laser colocada sobre a fuselagem. Um mecanismo sob essa luva metálica suga o ar turbulento que passa rente ao avião, fazendo com que o fluxo de ar tenha o chamado escoamento laminar — liso, sem turbulências.
Os testes, feitos apenas numa porção da asa de um caça F-16XL, demonstraram que o processo funcionou num avião a 1900 quilômetros por hora. A tal velocidade, sempre que se minimiza a turbulência, ganha-se em eficiência de combustível e em performance de vôo. O caça F-16XL é uma versão experimental do F-16, e foi escolhido para os testes por ter configuração semelhante ao que se imagina para os futuros aviões supersônicos de transporte de passageiros.