PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Luz nos confins do universo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h39 - Publicado em 30 abr 1988, 22h00

Se a descoberta for confirmada, a poderá ser uma das mais importantes da história da Astronomia. Trata-se nada menos de galáxias em formação, detectadas pelo telescópio infravermelho da universidade do Arizona, nos Estados Unidos. Elas se encontram a 17 bilhões de anos-luz da Terra, ou seja, tão distantes no tempo e no espaço que parecem estar nos confins do Universo. Por isso mesmo não é simples garantir que as formas vislumbradas sejam efetivamente aquilo que os astrônomos suspeitam. A prova dependerá da evolução dos equipamentos de observação. O detector de luz infravermelha utilizado no Arizona já é um recurso notável – permite fazer numa noite a pesquisa que consumiria dez anos de trabalho com instrumentos convencionais.

Se os objetos forem realmente galáxias, o estudo do seu número e distribuição no espaço poderá ajudar a resolver alguns grandes mistérios da astronomia. Pela primeira vez, será possível conhecer uma etapa intermediária entre o Big Bang – a explosão que deu origem ao universo – e o Cosmo como hoje é conhecido. Segundo e astrofísico Roberto Bosco, da Universidade de São Paulo, “a etapa seguinte será descobrir de que são feitas essas longínquas galáxias para esclarecer se a matéria-prima do universo é mesmo hidrogênio.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.