Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Mísseis teleguiados: Tecnologia inútil

Um estudo encomendado pela Força Aérea americana mostrou que a tecnologia de mísseis teleguiados não surtiu efeito na guerra. A maioria dos alvos no Iraque não foi destruída.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 5 jul 2009, 01h00

Agora é oficial: a Guerra do Golfo, em 1991, não representou uma revolução no campo militar, apesar da fantástica tecnologia utilizada pelos Estados Unidos e seus aliados. Resumo de uma avaliação encomendada pela Força Aérea americana à Universidade Johns Hopkins contém afirmações demolidoras. Por exemplo: 41.309 ataques aéreos desfechados em 43 dias foram incapazes de destruir um único lançador móvel dos pré-históricos mísseis Scud fornecidos pelos russos aos iraquianos. O incipiente poder nuclear do Iraque foi meramente “molestado”, nenhuma de suas instalações chegou a ser destruída. Duzentos desses ataques foram dirigidos contra as fortalezas onde se refugiaram os líderes do governo inimigo, inclusive Saddam Hussein. Apesar dos satélites espiões em órbita, das câmeras e raios de variada espécie, não foi possível decidir se foi um sucesso ou um fracasso. Revolucionário, no final das contas, mostrou-se apenas o uso de eficientes aparelhos telefônicos e de fax:a comunicação fácil entre os soldados permitiu que as informações se espalhassem rapidamente, “subvertendo as hierarquias tradicionais”. Certamente não era a revolução sonhada pelos revolucionários do Pentágono.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.