PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Na beirada do mundo

Os quasares formam o núcleo visível de galáxias antigas muito distantes de nós, o que significa que aquilo que se consegue ver deles é um rude retrato de um passado muito remoto.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h32 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

Os quasares não são apenas os objetos mais distantes jamais avistados pelo homem, mas também os mais brilhantes e os mais antigos. Esses misteriosos corpos, cujo nome é uma abreviatura, em inglês, de objeto quase-estelar, só foram descobertos no início dos anos 60 e espantaram os astrônomos da época pelo intenso brilho que emitiam. Apesar de serem pequenos, comparados à maioria das galáxias – o diâmetro deles é, em média, cem vezes menor –, a maioria dos quasares emite um brilho até 1 000 vezes mais forte. Há três anos, astrônomos da Universidade de Washington localizaram um quasar com luminosidade 30 000 vezes mais intensa que toda a Via Láctea. Os quasares formam o núcleo visível de galáxias antigas muito distantes de nós, o que significa que aquilo que se consegue ver deles é um rude retrato de um passado muito remoto. Alguns chegam a estar mais de 12 bilhões de anos-luz distantes da Terra, como o OQ 172, descoberto em 1973. Não se sabe ao certo qual é a causa do intenso brilho desses misteriosos corpos, mas duas teorias aceitas são de que toda essa energia seria resultado de colisões de estrelas ou da contração de estrelas supermassivas, com massa de cem bilhões de sóis.

• A nebulosa de Boomerangue é o lugar mais frio já observado no universo. A Nasa mediu 272 graus Celsius negativos nessa nuvem de gás e poeira, apenas um grau acima do zero absoluto.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.