GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Nascimento fictício em Urbana

O surgimento do computador HAL 9000, do clássico da ficção científica 2001: Uma Odisséia no Espaço, estava previsto para 1997.

Eu me tornei operacional no dia 12 de janeiro de 1997, em Urbana, Illinois, Estados Unidos.” Assim fala HAL 9000, o computador mais perfeito já construído pelo homem, na novela de Arthur C. Clarke que inspirou o filme 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968), de Stanley Kubrick. Embora 1997 tenha chegado e ainda não exista nada que se assemelhe ao personagem de Clarke, os pesquisadores da informática não desistiram de chegar lá. Para comemorar o nascimento de HAL, a Universidade de Illinois sediará este mês uma grande conferência sobre inteligência artificial.

A CyberFest começa no dia 10 e vai reunir um tremendo time de monstros sagrados do assunto, entre eles Marvin Minsky, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, e Frederick Ordway, da Nasa. A idéia é mostrar novas teses, teorias e tecnologias para o desenvolvimento de computadores inteligentes. Bill Gates garante que não vai perder. E você também poderá acompanhar os debates pela Internet. Mas antes prepare-se pescando informações sobre o HAL em outros sites na rede.

Endereços: http://www.cyberfest.uiuc.edu (CyberFest); http://www.ee.ryerson.ca/nell/aso/; http://www.lehigh.edu/~pjl2/films/2001.html