GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Novo colete à prova de balas transforma projéteis em pó

Uma espuma metálica desenvolvida nos EUA, resistente a fogo e a radiação, é digna de roupas de super-herói

Mais indestrutível que a calça do Hulk, uma nova espuma de metal é capaz de destruir balas de armas poderosas, que geralmente atravessam coletes de proteção.

A espuma metálica é muito mais leve que os famosos coletes Kevlar e oferece muito mais proteção. O material absorve de 60% a 70% da energia de movimento da bala. Segundo os testes mais recentes, os projéteis perfurararam, no máximo, 8 mm do material. Na prática, eles ficariam bem longe do corpo de quem vestisse uma proteção com a espuma.

LEIA: Pesquisadores desenvolvem coração feito de espuma​

No vídeo acima, são três camadas responsáveis por transformar a bala em pó: a de fora é feita de carbeto de boro, o quinto material mais duro do mundo. Na camada do meio, a espuma metálica que absorve o impacto e, para garantir a proteção, uma última camada de Kevlar. A mistura toda tem apenas 2,5 cm de espessura, o que garante a praticidade e a leveza da estrutura.

E não é só contra balas que a espuma protege: ela também impede a passagem de raios X, raios gamma (olha o Hulk aí de novo) e radiação de nêutrons. Mesmo sendo feita de metal, ela é altamente resistente ao fogo e ao calor. Para completar os benefícios, o material é reciclável.

Com isso, além de ser usada pela polícia ou pelo exército, a espuma também poderia ser aproveitada para proteger trabalhadores em usinas nucleares, como material médico – imagina usar um colete a prova de balas antes de fazer um exame de raio x? – e, quem sabe, para novas fantasias dos Vingadores.

LEIA TAMBÉM:
Kevlar e outras 9 coisas incríveis inventadas por mulheres
– Armas e equipamentos de guerra são vendidos no Facebook
– Do que é feita a armadura do Jaspion, Changeman, Jiraiya e outros heróis japoneses?