PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Novo Computador: Bibliotecário eletrônico

A General Electric americana criou um computador capaz de dar informações de acordo com as necessidades dos seus usuários. Seu trabalho é semelhante ao de um bibliotecário.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 31 ago 1989, 22h00

O computador esta aprendendo a pensar, Uma dupla de cientistas em computação da General Electric americana criou um protótipo do SCIRS, o primeiro computador capaz de ler e condensar as informações de vários textos impressos e ainda responder a perguntas sobre o que leu. A primeira experiência resolveu u problema típico de gerentes financeiros, que precisam estar a par do movimentado mercado de compra de empresas por outras. O computador, alimentado com artigos transmitidos por um serviço de informações financeiras, depois de selecionar as notícias que lhe interessavam era capaz de responder que empresa havia comprado qual.
A nova tecnologia pode ser aplicada a qualquer área em que as pessoas precisem selecionar rapidamente informações importantes em meio a uma torrente de papéis. Lisa F. Rau, co-autora do projeto, compara o SCIRS a um bibliotecário que não apenas sabe onde toda a informação da biblioteca está arquivada, mas também leu e entendeu tudo que está escrito nos livros. Explica Lisa: “A base do nosso trabalho é um sistema de recuperação de informações, que, de alguma maneira, será capaz de entender o que o usuário está procurando”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.