GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Novo Computador: Bibliotecário eletrônico

A General Electric americana criou um computador capaz de dar informações de acordo com as necessidades dos seus usuários. Seu trabalho é semelhante ao de um bibliotecário.

O computador esta aprendendo a pensar, Uma dupla de cientistas em computação da General Electric americana criou um protótipo do SCIRS, o primeiro computador capaz de ler e condensar as informações de vários textos impressos e ainda responder a perguntas sobre o que leu. A primeira experiência resolveu u problema típico de gerentes financeiros, que precisam estar a par do movimentado mercado de compra de empresas por outras. O computador, alimentado com artigos transmitidos por um serviço de informações financeiras, depois de selecionar as notícias que lhe interessavam era capaz de responder que empresa havia comprado qual.
A nova tecnologia pode ser aplicada a qualquer área em que as pessoas precisem selecionar rapidamente informações importantes em meio a uma torrente de papéis. Lisa F. Rau, co-autora do projeto, compara o SCIRS a um bibliotecário que não apenas sabe onde toda a informação da biblioteca está arquivada, mas também leu e entendeu tudo que está escrito nos livros. Explica Lisa: “A base do nosso trabalho é um sistema de recuperação de informações, que, de alguma maneira, será capaz de entender o que o usuário está procurando”.