PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O Galileu , GPS do futuro

Como o atual GPS é controlado pelo Departamento de Defesa Americano, os europeus não querem depender dos Estados Unidos .

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h34 - Publicado em 30 jun 2002, 22h00

Rodrigo Cavalcante

O GPS (Sistema de Posicionamento Global), que permite que você se localize em qualquer lugar do planeta, é hoje usado por aventureiros solitários, aviões comerciais e até para guiar mísseis. Desenvolvido no final dos anos 70 pelo Exército americano para facilitar a localização de tropas, a rede, que envia e recebe dados de 24 satélites, vai ganhar um concorrente até 2008: o Galileu, sistema de localização da União Européia. Como o atual GPS é controlado pelo Departamento de Defesa Americano, os europeus não querem depender dos Estados Unidos nos diversos usos que essas redes terão no futuro. Estima-se que, em menos de dez anos, os sistemas de localização estarão presentes em qualquer telefone celular. Quando você fizer uma ligação de emergência para chamar a polícia, por exemplo, ela saberá exatamente onde você está sem que você precise falar o endereço.

Já existe inclusive um projeto de lei nos Estados Unidos para que, no futuro, todo celular esteja programado para enviar essas informações automaticamente quando alguém discar o número de emergência 911. Automóveis roubados poderão ser rastreados pelas companhias seguradoras e as informações do satélite no telefone poderão servir até para localizar imediatamente os melhores restaurantes no bairro onde você está.

Além de tornar os países da União Européia menos dependentes da rede americana, o projeto Galileu deve ajudar a corrigir alguns problemas técnicos do atual GPS, como a interferência na transmissão dos dados e a interrupção de sinais já registrada em aviões. Como o Galileu está sendo projetado para trabalhar também em conjunto com GPS, a confiabilidade e a precisão dos dados globais será bem maior, já que a cobertura saltará de 24 satélites para cerca de 60. O Galileu também deve ajudar a União Européia a abocanhar parte do mercado de fabricantes de aparelhos de GPS – que movimenta, hoje, nos Estados Unidos, cerca de 8,5 bilhões de dólares.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.