PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

O game mais curioso do mundo

Dois milhões de pessoas estão tentando descobrir o que tem dentro deste cubo. Mas só uma irá conseguir

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h33 - Publicado em 31 jan 2013, 22h00

Marcos Ricardo dos Santos

Na sua frente aparece um cubo. Qualquer pessoa do mundo pode clicar nele. A cada clique, um pedacinho do cubo some. Até que o cubo vai desaparecer e revelar uma surpresa. Essa é a premissa de Curiosity, uma mistura de game com experiência sociológica que foi criada pelo inglês Peter Molyneux. Ele é um dos designers de games mais importantes do mundo, conhecido por seu viés experimental (é o criador da série Black & White, na qual o jogador assume o papel de Deus).

Curiosity é um game para smartphones – há versões para Android e iOS, que podem ser baixadas nas respectivas lojas de aplicativos -, e atraiu 2 milhões de jogadores apenas no primeiro mês. Todas atiçadas pela curiosidade e seduzidas por uma promessa: segundo Molyneux, o segredo que está dentro do cubo “vai mudar a vida” de quem o descobrir. E somente uma pessoa terá acesso a esse segredo. Quando o último pedaço do cubo for retirado, e o mistério for revelado, o game se autodestruirá. Mais do que um jogo, é uma experiência para avaliar o comportamento humano. Molyneux quer saber, por exemplo, o quanto as pessoas estão dispostas a trabalhar em nome de um projeto coletivo – especialmente nas primeiras fases do jogo, quando elas sabem que ainda não têm chance de descobrir o segredo. “Acho que muitos vão apenas ficar observando, como voyeurs”, avalia.

O game deu origem a uma rede de blogs mantidos por fãs, que acompanham em tempo real o andamento dos trabalhos e comemoram quando uma nova camada do cubo é retirada (foram 29 no primeiro mês). Outros tentam calcular, com fórmulas matemáticas, quando o cubo finalmente será destruído – em agosto de 2013, acredita-se. Quando isso acontecer, o jogador que der o último clique receberá o segredo. “Será que a pessoa guardará só para ela ou divulgará nas redes sociais?”, pergunta Molyneux. E o mais importante: será que os outros jogadores vão acreditar nela?

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.