GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Pontinho digital

computador conta ainda com um chip de memória de 32 kilobytes usado para armazenar páginas da internet e outras informações necessárias a seu funcionamento.

O menor computador do mundo também é um dos mais baratos. Ele tem o tamanho de uma cabeça de fósforo e, conectado a equipamentos como videocassetes, câmeras digitais e utensílios domésticos – como uma cafeteira –, permite às pessoas, por exemplo, gravarem um programa na televisão ou acenderem as luzes de casa a partir da internet, em qualquer lugar do mundo. Seu processador de 4 megahertz custou apenas 49 centavos de dólar para os pesquisadores da Universidade de Massachusetts que o desenvolveram. O computador conta ainda com um chip de memória de 32 kilobytes usado para armazenar páginas da internet e outras informações necessárias a seu funcionamento. Ao todo, não se gasta mais de um dólar para construí-lo. Embora sua capacidade possa ser desprezível se comparada aos mais avançados PCs, é bom ter em mente que ele é mais potente que os PCs que existiam há menos de dez anos.

• O menor teclado de computador foi patenteado em 18 de março de 1997 pelo americano David Levy. Com 64 teclas, o equipamento mede 7,62 x 3 centímetros. É do tamanho de um cartão de crédito.

• O maior computador do mundo, recentemente criado pela IBM, pesa 106 toneladas e ocupa uma área superior a duas quadras de tênis. O governo americano deve usá-lo em simulações de explosões atômicas.