Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Prateleira falante

A empresa paulista Trivitronic desenvolveu o sistema que pode ser usado em prateleiras de supermercados ou áreas de segurança. Ao sentir a presença do corpo humano, um sensor solta mensagens com informações para o indivíduo.

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 30 set 1992, 22h00

Assim que assa pela prateleira de um supermercado, o cliente ouve: “Atenção: este macarrão está em oferta”. A voz digitalizada, vinda de um caixa de som escondida entre as mercadorias, é do Magic Voice, um sistema de som criado pela Trivitronic Componetes. O equipamento pode ser instalado em supermercado, magazines ou elevadores, para dar informações gerais, ou em áreas de segurança máxima para aconselhar o intruso a sair dali.

A voz digitalizada começa a falar quando uma pessoa se aproxima. “Um sensor de ultra-som capta alterações de ondas sonoras provocadas pela presença humana, num alcance de 3 a 4 metros, e transmite a mensagem para um circuito eletrônico, que por sua vez aciona as caixas de som”, explica o engenheiro José Carlos Pereira da Cunha, diretor da Trivitronic. O Magic Voice pode transmitir sempre a mesma mensagem ou até dezesseis falas diferentes, com a programação da voz armazenada em um microprocessador.

Publicidade