Publicidade no espaço: Um outdoor para todo mundo ver

A empresa americana Space Marketing elaborou projeto de colocar no espaço um gigantesco outdoor com mensagens publicitárias dos patrocinadores. Construída com material capaz de refletir a luz do Sol, a mensagem brilhará no céu com a mesma intensidade da Lua.

Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 ago 1993, 22h00

Astrônomo, ambientalistas e grupos de consumidores já iniciaram, nos Estados Unidos, a luta contra uma nova tentativa de colocar um gigantesco placar publicitário no espaço. O projeto é da Space Marketing, uma empresa da Geórgia, que recentemente colocou publicidade de um filme de Arnold Schwarzenegger na parede lateral de um foguete da NASA. O plano Prevê para 1996 o lançamento de uma plataforma que ficara numa órbita baixa. Um outdoor inflável levara os logotipos das empresas patrocinadoras do projeto. Construída com material capaz de refletir a luz do sol, a mensagem publicitária brilhará no céu com a mesma intensidade da lua. Cada vez que a plataforma completar uma volta da terra, terá sido vista por bilhões de pessoas.
O outdoor será destruído pelo fogo um mês depois de lançado, e brilhará no céu breves períodos, cada noite. O temor dos astrônomos é que outros artefatos semelhantes sejam jogados no espaço, em órbitas mais altas, ofuscando com seu brilho mais duradouro as observações cientifica. Nem o fato de que a plataforma levará equipamento para medir a concentração de ozônio que protege a terra contra a radiação ultravioleta do sol sensibiliza os adversários do projeto.