GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Respostas na ponta do mouse

No Brasil, Master está associado ao início da mania pelos trivia games, expressão que se consagrou para designar aquelas competições de cultura geral com milhares de perguntas Master tem quase 6000. Nessa categoria de jogo o que conta não é tanto o mecanismo lúdico, mas a qualidade das perguntas, que devem varrer superficialmente, mas com precisão, grande número de assuntos.

Quase uma década depois, de cidida a manter o pioneirismo, a Grow lança a versão multimídia do Master, o primeiro jogo brasileiro em CD-ROM. Agora, além das milhares de perguntas, há o acréscimo de mais de 1000 fotos I e 300 videos.

Através de várias telas com ícones, o jogador pode preparar a partida segundo a vontade do freguês. Há três modalidades de jogo, em função da variedade de assuntos sobre os quais versarão as perguntas. Naturalmente, o programa se encarrega de anotar os pontos de cada jogador, que podem ser exibidos numa tela comparativa, sempre que se desejar. É possível regular o nível dos efeitos sonoros, o tempo para reflexão e outras variáveis. Tudo muito fácil e intuitivo.

Ninguém é pioneiro impunemente. Há detalhes que poderiam ser melhorados no Master Multimídia. Por exemplo, a inclusão de uma maior flexibilidade na grafia das respostas. Não faz sentido considerar errada uma resposta notoriamente correta, apenas porque o jogador se esqueceu de como se escreve um nome. Ainda, os recursos sonoros da multimídia permitiriam valorizar mais o aspecto musical, com a inclusão de muitos trechos de canções para reconhecimento do autor ou intérprete. São detalhes que podem ser pensados para uma futura edição, enquanto a gente se diverte – e muito – com a existente.