Semáforo com sensores para um trânsito mais inteligente
A CET vai testar em São Paulo 300 semáforos inteligentes, equipados com sensores magnéticos, que controlarão o fluxo de veículos e o tempo certo de abrir e fechar sem causar congestionamentos.
Quem nunca passou pela irritante experiência de ficar parado vários minutos num sinal vermelho, enquanto nenhum carro passa pela outra via? Pois esse equívoco do trânsito, que acaba estimulando o desrespeito ao semáforo, vai ser resolvido para muitos motoristas da cidade de São Paulo. Ainda no primeiro semestre de 1993 serão instalados 300 sinais inteligentes, que dão preferência para as vias principais e só fecham o sinal quando algum carro passa pela transversal. Para fazer isso, os semáforos serão equipados com sensores magnéticos escondidos sob o asfalto a cerca de 50 metros do cruzamento. Eles detectam a aproximação do veículo pela via secundária e enviam a ordem de fechar o sinal para quem transita na via principal. “Além disso, os semáforos serão ligados aos computadores da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que regularão os intervalos, minuto a minuto, de acordo com o fluxo de carros, evitando congestionamentos”, diz o engenheiro Mauro Vicenzo Mazzammati, da CET.