Sob a luz de um supermicroscópio

O mais poderoso microscópio já inventado está sendo construído nos Estados Unidos.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 out 1991, 22h00

O mais poderoso microscópio já inventado esta sendo construída no laboratório Berkeley, na Universidade da Califórnia, Estados Unidos. Apelidado de flash mais brilhante do mundo, o Fonte de Luz Avançada começara a funcionar em 1993. Através dos raios X e ultravioleta produzidos por ele, os cientistas serão capazes de enxergar muito alem do que permite qualquer atual tecnologia.

O supermicroscópio promete ser uma ferramenta para atuar em varias áreas. Físicos poderão estudar as estruturas dos átomos, biólogos enxergarão detalhes de células vivas e engenheiros eletrônicos serão capazes de construir chips menores. A base do equipamento é um anel de 65 metros de diâmetro, por onde uma corrente de elétrons viajara a uma velocidade próxima à da luz. Quando caminha em curva, o feixe de elétrons sofre um fenômeno chamado radiação de síncroton e produz fótons (partículas de luz) de alta energia. O resultado é luz ultravioleta e raios X até 100 vezes mais brilhantes do que se consegue hoje. Embora os microscópios de tunelamento eletrônico permitam imagens de objetos bem menores, o fonte de Luz Avançada não precisa que as amostras observadas estejam no vácuo. Para os biólogos a vantagem é enorme, já que poderão observar organismos vivos.