Tela na mira do olhar
Empresa norte-americana acaba de inventar uma nova forma de comunicação com o computador: pelos olhos. Este sistema é ideal para deficientes físicos com dificuldades de usar o mouse e o teclado.
Nem mouse, nem canetas: a mais nova forma de se comunicar com um computador é pelos olhos. Com o Eyegaze Computer System, tudo que se tem a fazer é olhar durante algumas frações de segundo para um determinado ponto na tela, e assim acionar um comando ou “apertar” uma tecla. Inventado peia LC Technologies, da cidade americana de Fairfax, na Virginia, o sistema é um achado para pessoa com múltiplas deficiências, que não consegue manipular objetos nem falar. Esse deficiente poderia escrever uma frase ou mesmo controlar aparelhos eletrônicos em sua casa simplesmente olhando para botões de liga-desliga na tela.
O Eyegaze funciona com uma câmera embaixo da tela que tem no meio das lentes um diodo emissor de luz (LED), que emite uma radiação infravermelha de baixa potência. Essa radiação provoca um brilho no olho; a imagem captada pela câmera é passada ao computador, cujo sofisticado programa de processamento de imagens calcula a direção do movimento do olho pelo deslocamento do ponto brilhante. Quando o olho muda de posição, o cursor se move na tela.