GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Tomografia computadorizada: Novas técnicas desnudam múmia

Uma equipe de pesquisadores britânicos está usando a tomografia computadorizada para analisar as múmias sem tirá-las dos sarcófagos.

A moderna tecnologia da tomografia computadorizada começa a ser utilizada por um grupo de pesquisadores britânicos para desvendar segredos milenares das múmias egípcias. Até bem pouco tempo, o estudo detalhado das múmias era dificultado, pois elas sofriam danos irreparáveis ao se retirarem as bandagens que as envolviam. Os cadáveres, conservados por meio de técnicas não totalmente conhecidas, sofriam enorme degradação ao entrar em contato com o ar.

Agora, com a nova tecnologia, os cientistas podem conhecer todos os detalhes das múmias sem retirá-las dos sarcófagos. As primeiras imagens obtidas pelos cientistas desnudaram a múmia da sacerdotiza Tjentmutenebtiu, embalsamada há 3 000 anos. Descobriram que ela estava entre 19 e 23 anos quando morreu, seus dentes eram belíssimos e os olhos foram trocados por olhos artificiais. As imagens mostram também uma série de amuletos, como o que representa um falcão em vôo, sobre o tórax da moça, e um escaravelho, colocado nos pés.