PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Um ralo tragando tudo

Apesar de serem assustadores, você não tem com que se preocupar: os buracos negros são tão raros que o risco de ser sugado por um deles é virtualmente zero.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h32 - Publicado em 28 fev 2002, 22h00

Poucas estruturas cósmicas intrigam tanto os astrônomos quanto os buracos negros. Esses corpos, infinitamente densos e com incrível força gravitacional, são capazes de sugar tudo ao seu redor, inclusive a luz. Por isso têm a forma de um buraco escuro. A maior prova de sua existência veio com as imagens do telescópio espacial Hubble, que mediu a aceleração de gases em torno do núcleo de uma galáxia distante. O movimento dos gases sugeria a presença de um objeto com massa 2,5 a 3,5 bilhões de vezes maior que o Sol, tragando imensa quantidade de matéria para o seu interior. Segundo a teoria mais aceita, esses misteriosos corpos surgiriam a partir da morte de supernovas, estrelas gigantes pelo menos três vezes maiores que o Sol. A massa dessas estrelas e sua força gravitacional seriam tão grandes que a estrela sofreria um colapso, implodindo para formar um pequeno corpo com gigantesca densidade, em torno do qual o “buraco” teria origem. Apesar de serem assustadores, você não tem com que se preocupar: os buracos negros são tão raros que o risco de ser sugado por um deles é virtualmente zero.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.