6 mitos sobre a história das comidas

Caviar já foi comida de pobre? Marco Polo trouxe o macarrão da China? Veja o que é ou não verdade sobre anedotas famosas da culinária.

Na verdade, a aparição do tomate na pizza e na macarronada é bastante recente. O tomate  é nativo do México e só chegou à Europa no século 16, depois que os espanhóis levaram mudas da fruta

"O tomate é um clássico italiano"

De início, os europeus não comiam o tomate porque o julgavam venenoso. Foi só no século 19 que os italianos descobriram o uso gastronômico do tomate e passaram a usá-lo em quase tudo que sai da cozinha.

O assado gaúcho original era coisa de boiadeiros, um boi do rebanho abatido no meio da campanha, feito na fogueira com uns galhos fincados na terra. Sal já era um luxo.

"Churrasco só pode ser temperado com sal grosso"

Não se sabe se Marco Polo chegou até a China. Mas é verdade que seu diário de viagem menciona o apetite dos chineses pelo macarrão. A ideia se popularizou na Europa no século 14. 

"Marco Polo trouxe o macarrão da China"

Existem registros de que os etruscos – povo que dominou a Península Itálica antes dos latinos – já faziam algo semelhante à massa. O mais provável é que a pasta tenha se desenvolvido independentemente

Até o século 19, caviar era comida de gente humilde. O status do caviar começou a mudar quando os cossacos – nômades a serviço da casa imperial russa no Cáucaso – começaram a presentear a corte com sua iguaria local. 

"Caviar sempre foi comida de rico"

Quando Napoleão foi derrotado na sua campanha russa, a elite de Moscou comprou um bom pedaço de Paris. E foi aí que o caviar virou artigo de luxo. Hoje, o esturjão do Mar Cáspio é um animal ameaçado de extinção.

O costume vale apenas para as bebidas de baixa qualidade: o limão e o sal disfarçam o gosto ruim da aguardente para quem bebe apenas pela embriaguez.

"Os mexicanos bebem tequila com sal e limão"

Na verdade, os europeus sempre comeram pé, rabo e orelha de porco. Também sempre cozinharam essas partes com leguminosas (família vegetal do feijão). A ideia de que o prato foi criado por escravizados, então, é falsa.

"A feijoada foi inventada nas senzalas"