O Moscow Mule nasceu nos EUA nos anos 1940. Apesar do nome e da vodca, o drink tem pouco de russo — e tudo a ver com marketing, imigração e canecas de cobre.
O Moscow Mule nasceu nos EUA nos anos 1940. Apesar do nome e da vodca, o drink tem pouco de russo — e tudo a ver com marketing, imigração e canecas de cobre.
Em 1917, com a Revolução Russa, Vladimir Smirnov fugiu do país e levou consigo a marca de vodca criada por seu pai em Moscou. Nos EUA, a marca virou Smirnoff — mas quase ninguém queria beber.
Em 1917, com a Revolução Russa, Vladimir Smirnov fugiu do país e levou consigo a marca de vodca criada por seu pai em Moscou. Nos EUA, a marca virou Smirnoff — mas quase ninguém queria beber.
Com o fim da Lei Seca, em 1933, os EUA mergulharam no uísque e na cerveja. Mas a vodca era considerada sem gosto e sem graça. As vendas foram um fracasso.
Com o fim da Lei Seca, em 1933, os EUA mergulharam no uísque e na cerveja. Mas a vodca era considerada sem gosto e sem graça. As vendas foram um fracasso.
Uma ideia ajudou a mudar isso: a Smirnoff passou a ser anunciada como um “uísque branco que não deixa bafo”. A falta de sabor virou vantagem — e as vendas começaram a crescer.
Uma ideia ajudou a mudar isso: a Smirnoff passou a ser anunciada como um “uísque branco que não deixa bafo”. A falta de sabor virou vantagem — e as vendas começaram a crescer.
Na década de 1940, os coquetéis doces e industrializados estavam na moda. A neutralidade da vodca era ideal para esse estilo. Smirnoff dominou o mercado americano até os anos 1970.
Na década de 1940, os coquetéis doces e industrializados estavam na moda. A neutralidade da vodca era ideal para esse estilo. Smirnoff dominou o mercado americano até os anos 1970.
O Moscow Mule nasceu como parte de uma ação de marketing. A ideia surgiu quando John Martin, da Smirnoff, se uniu a Jack Morgan, dono de uma cervejaria de gengibre.
O Moscow Mule nasceu como parte de uma ação de marketing. A ideia surgiu quando John Martin, da Smirnoff, se uniu a Jack Morgan, dono de uma cervejaria de gengibre.
O plano era criar um drink que promovesse ambas bebidas. O nome “Moscow” faz referência à origem russa da vodca. E “Mule” (mula) vem do gosto forte da cerveja de gengibre — como um coice.
O plano era criar um drink que promovesse ambas bebidas. O nome “Moscow” faz referência à origem russa da vodca. E “Mule” (mula) vem do gosto forte da cerveja de gengibre — como um coice.
O copo icônico do Moscow Mule foi ideia de Ozeline Schmidt, namorada de Morgan e herdeira de uma fábrica de cobre. Ela queria divulgar suas canecas.
O copo icônico do Moscow Mule foi ideia de Ozeline Schmidt, namorada de Morgan e herdeira de uma fábrica de cobre. Ela queria divulgar suas canecas.
Martin tirava fotos Polaroid dos bartenders com a caneca do Mule e deixava a imagem como presente. A campanha viralizou nos bares dos EUA.
Martin tirava fotos Polaroid dos bartenders com a caneca do Mule e deixava a imagem como presente. A campanha viralizou nos bares dos EUA.
Foi assim que nasceu um dos coquetéis mais famosos do mundo — e talvez o primeiro “drink instagramável” da história.
Foi assim que nasceu um dos coquetéis mais famosos do mundo — e talvez o primeiro “drink instagramável” da história.