A melhor maneira de cortar cebola sem chorar, segundo a ciência

Para evitar chorar, há quem sugira cortar cebola debaixo de água corrente, esfregar a faca com suco de limão, e até quem apele para utilizar óculos de proteção. 

Agora, físicos apresentam uma solução simples: uma faca fina, afiada e bem controlada parece ser a melhor forma de evitar o chororô na cozinha. 

O estudo foi publicado por pesquisadores da Universidade de Cornell, nos EUA. 

Quando são cortadas, as cebolas liberam um composto volátil chamado sulfóxido de tiopropanal, que, em contato com a mucosa dos olhos, estimula a produção de lágrimas. 

Mesmo conhecendo esse mecanismo, os cientistas ainda não sabem exatamente como é a mecânica que rege o comportamento das minúsculas gotículas de aerossol que se liberam do vegetal.

Foi justamente isso que a pesquisa resolveu explorar: o volume e a movimentação dessas partículas. Usando imagens digitais, conseguiram contar e rastrear as gotículas enquanto a cebola era cortada.

As imagens sugerem que lâminas mais finas e afiadas produziam menos gotículas, que também eram mais lentas. 

Enquanto isso, as lâminas mais grossas causavam uma explosão de partículas de alta velocidade que se moviam a até 60 metros por segundo. 

Isso ocorre porque a lâmina cega dobra a casca da cebola e provoca um acúmulo de pressão no interior. Quando a lâmina finalmente rompe o tecido da cebola, libera um bocado de energia de uma vez - o que faz o suco ardido se espalhar por todos os lados.