Antes da Laika: quais foram os 10 primeiros animais no espaço

Antes de arriscar enviar seres humanos para a órbita da Terra, cientistas decidiram que os primeiros viajantes seriam animais.

Em 20 de fevereiro de 1947, os EUA lançaram um grupo de moscas-da-fruta a bordo de um foguete V-2 . Elas foram usadas para estudar os efeitos da radiação cósmica

Moscas-da-fruta

Em 14 de junho de 1949, o macaco Albert II partiu rumo ao espaço. Ele foi o primeiro mamífero a cruzar a linha sideral – e morreu na reentrada devido a uma falha no paraquedas.

Macacos-rhesus

Em 15 de agosto de 1950,  camundongos foram enviados em missões experimentais. Essas viagens revelaram como organismos pequenos reagem à aceleração e microgravidade.

Camundongos

Em 22 de julho de 1951, os cães soviéticos Tsygan e Dezik viajaram em um foguete R-1. Eles foram os primeiros cachorros a retornar vivos de um voo suborbital

Cachorros

Anos depois, em 1957, a cachorrinha referência de voos espaciais, a Laika, foi ao espaço pela URSS, mas não sobreviveu.

A cachorra Laika

Em 15 de setembro de 1959,  a coelha Marfusha participou de um teste de cápsula no foguete R-2. Ela sobreviveu à viagem e virou uma pequena celebridade na União Soviética.

Coelhos

Em 31 de janeiro de 1961, os EUA lançaram o chimpanzé Ham ao espaço. Ele retornou vivo.

Chimpanzé

Em 9 de março de 1961, porquinhos-da-índia embarcaram em uma missão com ratos e outros pequenos animais. Eles voltaram em segurança.

Porquinhos-da-índia

Em 18 de outubro de 1963, a França enviou a gata Félicette.  Sua missão ajudou a compreender como o sistema nervoso central reage no ambiente espacial.

Gatos

Em 9 de novembro de 1970, foi a vez dos sapos. Eles viajaram para investigar como a ausência de gravidade afeta o sistema vestibular, responsável pelo equilíbrio

Sapos

Em 1973, as aranhas Arabella e Anita embarcaram na Skylab para tecer teias em microgravidade. Depois de alguns ajustes, conseguiram criar teias mais simétricas que as feitas na Terra.

Aranhas