A curiosa relação entre a vitamina D e humanos de pele clara

A vitamina D é uma exceção entre as vitaminas: nós somos, sim, capazes de produzi-la, basta tomar sol. Mas algumas pessoas precisam consumi-las na alimentação, por tomar pouco sol.

No nosso corpo, ela participa da absorção de cálcio no intestino e seu transporte pelo sangue. Daí a importância de um solzinho para os ossos, dentes e afins.

Além disso, ela é essencial para o sistema imunológico. A deficiência desse nutriente já foi associada ao risco de desenvolver doenças autoimunes.

Como todas as vitaminas, a D teve seu grau de influência na história da humanidade. Não só porque sua deficiência causa uma doença gravíssima em crianças, o raquitismo.

Ela também é uma das responsáveis pela existência de pessoas de pele clara (que podemos chamar genericamente de “brancas”). 

Os Homo sapiens, vale lembrar, surgiram com pele escura, característica causada pela concentração melanina na pele.

Conforme nossa espécie ocupou regiões menos ensolaradas ao norte do planeta, a seleção natural beneficiou peles com menos melanina.

Isso porque peles mais claras facilitam a absorção de radiação UV e a síntese desse nutriente, vantagem num lugar com pouca luz solar.