Como cozinhar um ovo perfeito, segundo a ciência

Um grupo de pesquisadores italianos desenvolveu a fórmula do ovo cozido perfeito, com base na ciência. A receita é fácil, mas requer paciência.

O primeiro passo da equipe foi tentar entender como acontece a transferência de calor no processo e a gelificação do ovo, ou seja, como ele fica duro.

Não é tão simples quanto parece. A gema e a clara de ovos de galinha cozinham em temperaturas diferentes: a parte mais amarelada do ovo cozinha a 65°C, enquanto a clara chega na mesma fase a 85°C.

Na sua casa, o método de escolha provavelmente é esperar a água ferver para contar os minutos necessários para que o ovo endureça e a gema fique do seu gosto.

As simulações feitas pela equipe sugeriram que a melhor maneira de alcançar a magistralidade dos ovos cozidos seria com um método que consiste em alternar o ovo de temperaturas.

A receita pede uma panela com água fervente mantida a 100°C e uma tigela com água mantida a 30°C, transferindo o ovo de uma para outra a cada dois minutos, durante um total de 32 minutos.

Segundo os cientistas, “a textura em camadas" é o que torna o ovo perfeito. Para eles, um ovo cozido normalmente tem ou uma gema perfeita ou uma clara perfeita, mas nunca os dois.

O cozimento periódico consegue alcançar ambas as texturas perfeitas simultaneamente, afirmam pesquisadores.