Como funciona o modo de baixa energia do celular?

As mudanças exatas no funcionamento do aparelho variam conforme a marca e o modelo. Nem sempre as fabricantes divulgam as informações. Vamos explicar algumas das coisas que rolam com um iPhone 13.

No que diz respeito à tela, ela se apaga após meros 30 segundos de inatividade e diminui a taxa de frames por segundo (FPS) usada para algumas tarefas.

Também segue parâmetros mais conservadores na regulação automática de brilho – quanto mais brilhante a tela, mais bateria o celular gasta .

Enquanto isso, nos bastidores, os dois núcleos de performance – processadores que cuidam de tarefas computacionais barra-pesada – são desativados.

Por sua vez, os “núcleos de eficiência”, responsáveis pelas tarefas do dia a dia, vão de 1.8 GHz to 1.38 GHz (ciclos por segundo, medidos em GHz, são uma unidade de medida de velocidade de uma CPU).

O iOS também desabilita alguns efeitos visuais bonitinhos, mas inúteis para fins práticos. Outra coisa que muda é o intervalo entre os updates e tarefas de rotina dos apps que rodam em segundo plano.