Já houve um ano  zero na história?

Na tradição Ocidental cristã, não – os romanos não tinham o algarismo zero. Porém, nos calendários hindu e budista, existe um ano zero.

Em nosso calendário, o primeiro ano ano depois de Cristo vem logo depois do primeiro ano antes de Cristo, sem um ano zero no meio (lembrando que os anos a.C. sempre são contados de trás para frente).

Ele também está previsto no padrão internacional ISO 8601, uma norma técnica que padroniza a grafia de anos, meses, dias, horas etc. na programação, nas telecomunicações e em outros contextos sérios.

A ideia é evitar problemas como o lendário bug do milênio, quando houve um medo generalizado de que os computadores não entendessem a virada de 1999 para o ano 2000 (rs).

Numa nota mais séria, padrões técnicos internacionais como esse são essenciais porque cada cultura está acostumada a grafar datas em um padrão diferente.

É só pensar nos EUA, que põe o mês na frente do ano, ou nos vários países asiáticos que preferem o ano na frente).  Essa variedade toda, naturalmente, confundiria qualquer cérebro de silício.