Mistério genético dos gatos laranjas finalmente é resolvido

Por que há gatos laranjas? Essa é uma pergunta que a ciência tentou responder por muito tempo, sem sucesso.

Mais: por que os machos geralmente são laranja de uma só cor, enquanto as fêmeas laranjas costumam ser bicolores ou tricolores?

Agora, duas equipes diferentes de cientistas descobriram (coincidentemente, ao mesmo tempo) qual a origem genética da mutação das cores.

Machos possuem cromossomos XY; e fêmeas, XX. A coloração da pelagem é dependente desses cromossomos. A cor preta e a laranja estão ligadas ao X.

Como os machos só herdam um cromossomo X, eles só podem ser ou pretos ou laranjas, a não ser em casos de problemas genéticos.

Já as fêmeas podem herdar duas cores de pelagem por ter dois cromossomos X. É por isso que gatinhos multicolor (filhotes do cruzamento entre um gato preto e um laranja) são sempre fêmeas.

O laranja na maioria dos mamíferos é causado por mutações no gene Mc1r, que faz as células da pele produzirem pigmento vermelho-amarelado em vez de pigmento escuro. 

Mas isso não explica de onde vem o ruivo nos gatos, já que essa mutação não é encontrada nos felinos. É um mistério genético.

Agora, pesquisadores descobriram que os melanócitos (células de pigmentação) de gatos laranja produzem muito mais RNA de um gene chamado Arhgap36.

O Arhgap36 tem um papel crucial no desenvolvimento embrionário, e mutações que afetem sua função geralmente são fatais em outros animais. 

No entanto, a mutação deletéria específica nos gatos afeta apenas sua função nos melanócitos, causando a pelagem laranja.