Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90/mês

Armazenar não é preciso

Por Redação Planeta Sustentável
Atualizado em 19 ago 2024, 11h17 - Publicado em 20 fev 2008, 15h23

Quantos e-mails estão arquivados na sua conta do Gmail? Milhares, não? Quando o Google lançou seu serviço de e-mail, a idéia era estimular a cultura do “não-apagar”. Ou seja, com muito espaço para o usuário, ele não precisaria se preocupar em deletar as mensagens que recebe, mas sim em taggea-las e guardá-las para todo o sempre. O que parece um ótimo serviço, pode ter se tornado um vilão para o meio ambiente.

A equipe do nosso querido TreeHugger levantou a questão: qual será o consumo de energia que esses e-mails arquivados geram? Afinal, todos os bits, bytes, megabytes ou sei-lá-qual-tamanho-dos-arquivos precisam ficar armazenados em um servidor. O servidor, por sua vez, precisa de energia para guardar esses dados. A lógica é simples: quanto mais dados, então, mais servidores e, conseqüentemente, maior o consumo de energia.

Mark Ontkush, considerado o guru de informática da equipe do site, ficou encarregado de fazer as contas. Os números são imprecisos, mas a estimativa é um pouco alarmante. De acordo com ele, em 1999 saiu um estudo que mostra que é necessário 0,45 kg de carvão gasto em energia elétrica para armazenar 2 mb em um servidor. Essa pesquisa, contudo, sumiu da internet e está desatualizada. As novas invenções tecnológicas, segundo um outro levantamento mas de 2003, reduziram esse número para entre 10 mb e 20 mb por 0,45 kg de carvão. De qualquer maneira, a equipe do TreeHugger sabe que cerca de 3% da energia elétrica consumida nos EUA é destinada a alimentar servidores para a internet.

Não importa qual estudo está certo. É só olhar quantos megabytes estão armazenados em seu Gmail. Com certeza, é muito mais do que simples 2 mb. E para quê?

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.