Blogs

Dia Mundial do Meio Ambiente

Hoje é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente! Para celebrar a data – e a semana -, fizemos um especial que reúne os principais artigos, entrevistas, reportagens, posts e infográficos que foram publicados no Planeta Sustentável. Além disso, fizemos uma retrospectiva sobre a gestão da ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e sua luta para conseguir pôr em prática seus projetos, e apuramos a repercussão internacional de sua saída do cargo.

O Dia foi criado pela ONU, em 1972, durante a Conferência de Estocolmo para o Ambiente Humano como forma de conscientizar o mundo sobre as mazelas contra a natureza. Todos os anos, são eleitos um país sede e um tema para nortear as campanhas e ser palco das atividades. Neste ano, Nova Zelândia foi o escolhido – por ser considerado um dos primeiros países preocupados com um futuro neutro em carbono – para organizar atividades que contextualizem o slogan “Kick the Habit! Towards a Low Carbon Economy” (“Chute o hábito! Por uma economia com baixo carbono”, em tradução livre”).

Por mais que as principais atrações aconteçam na Nova Zelândia, veja as principais atividades que acontecerão por aqui.

E parece que a criação da data surgiu efeito. A mídia, hoje, se mobilizou para noticiar informações e fazer especiais sobre a data e a situação do meio ambiente no mundo.

O jornal gratuito Metro, por exemplo, fez uma edição literalmente verde, em que as páginas ganharam um fundo claro da cor. Entre os temas principais das reportagens, está a construção por parte do governo federal de mais usinas nucleares no nordeste e sul do país.

O tradicional O Estado de S. Paulo dedicou um especial inteiro apenas para o tema. Logo ao entrar no portal, o leitor encontra uma calculadora automática que estima quantas toneladas de CO2 foram emitidas desde quando ele entrou na página e quantas árvores são necessárias para neutralizar essas emissões.

Embora em seu site não tenha nada proclamando o Dia, a capa da edição de junho da revista de tecnologia Wired anuncia: “Atenção ambientalistas: continuem com o seus SUVs. Esqueçam os orgânicos. Apóiem a energia nuclear. Danem-se as corujas. Se você acredita no aquecimento global, apenas uma coisa importa: neutralizar o carbono. Isso significa encontrar algumas verdades inconvenientes”.

Valem a leitura.

Comente!