Descontaço! Revista em Casa por R$ 9,90

Pessoas bonitas são mais egoístas

Uma experiência feita por 3 universidades comprova: quanto mais belo é o rosto de uma pessoa, mais individualista ela é

Por Fernando Badô
Atualizado em 31 Maio 2017, 17h43 - Publicado em 23 out 2011, 22h00

Vários estudos já constataram que as pessoas bonitas vivem mais e ganham melhores salários do que as feias. Mas uma outra experiência, elaborada pelas universidades de Barcelona, Madri e Edimburgo, revelou um efeito indesejável na beleza: as pessoas atraentes têm menos consideração com as outras e colocam seus interesses em primeiro lugar. Em suma, são mais egoístas.

Os pesquisadores reuniram um grupo de 160 homens e mulheres da Espanha e do Reino Unido, com vários graus de beleza. Esses voluntários foram divididos em duplas para jogar um jogo muito simples: uma pessoa precisava decidir se cooperava ou não com a outra. Havendo cooperação, cada uma ganhava 90 pontos. Se uma delas não quisesse cooperar, levava 160 pontos – e a outra ficava com apenas 20. Já se ambas fossem egoístas, cada uma ganhava 30 pontos. Os voluntários também tiveram o rosto analisado por um software que mede a simetria facial (quanto mais simetria, mais beleza).

Resultado? As pessoas atraentes cooperaram em apenas 45,1% dos casos – contra 67,3% das médias ou feias. “Os indivíduos com rosto mais simétrico sofrem menos rejeição. Por isso, ao longo da evolução, eles se tornaram mais autossuficientes e menos propensos a cooperar”, diz o estudo, que foi conduzido pelo biólogo Enrique Turiegano.

Isso não significa, claro, que uma pessoa bela seja automaticamente má. Mas, se você é bonito por fora, cuide também da sua outra beleza – a interior.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.