Água destilada evapora-se mais rápido que a comum

Água destilada evapora-se mais rápido que a comum, porque toda mistura homogênea de dois ou mais componentes evapora-se mais lentamente que uma substância pura.

por Gisele Spingler, Juiz de Fora, MG

Sim, Toda a solução, ou seja, a mistura homogênea de dois ou mais componentes, evapora-se mais lentamente que uma substância pura “A água destilada, composta exclusivamente por moléculas de H2O, tem o ponto de ebulição mais baixo que a água comum” diz o químico Henrique Tomak, da Universidade de São Paulo. Quando sai da torneira, apesar da aparência límpida, a água carrega outras substâncias, como sais minerais. Esses componentes dividem espaço com as partículas de água na superfície onde ocorrerá a evaporação, fazendo com que menos líquido passe para o estado gasoso. Além disso, as partículas de impureza interagem com as moléculas de água, segurando-as e dificultando sua fuga para o ar. Mas a diferença entre o ponto em que a água comum e a destilada começam a evaporar-se é mínima porque o número de partículas misturadas na primeira é muito pequeno.

publicidade

anuncie

Super 341 - Ultra ricos - Os verdadeiros donos do mundo 67 pessoas possuem um patrimônio igual ao de metade do planeta - e a diferença entre elas e o resto de nós não para de crescer. Saiba quem são e entenda por que isso está acontecendo. Assine a Super Compre a Super

Superinteressante ed. 341
dezembro/2014

Ultra ricos - Os verdadeiros donos do mundo
67 pessoas possuem um patrimônio igual ao de metade do planeta - e a diferença entre elas e o resto de nós não para de crescer. Saiba quem são e entenda por que isso está acontecendo.

- sumário da edição 341
- folheie a Superinteressante

Você está na área: Cotidiano

publicidade

anuncie