Fotos

Veja 40 fotos incríveis tiradas pelo telescópio espacial Hubble

Lorena Dana

Lançado pela Nasa, o Telescópio Espacial Hubble é um satélite artificial não tripulado que está na órbita da Terra desde 1990. As fotografias feitas por ele foram essenciais para a popularização da Astronomia. Confira, a seguir, algumas imagens registradas pelo equipamento. Nebulosa do Anel (M 57), localizada na constelação de Lira. Galáxia do Sombreiro (M 104), localizada a 28 milhões de anos-luz da Terra. Mix com várias galáxias. Planeta Marte. ‘Rosa’ formada por várias galáxias. Estrela V838 Monocerotis. Matéria negra distribuída pelo Superaglomerado de Galáxias 901/ 902. Planeta Saturno em cores naturais. Nebulosa planetária NGC 6543: casulo gasoso envolve uma estrela que está morrendo. Galáxia Espiral Barrada NGC 1512. Superaglomerado de Galáxias Abell 902. Planeta Júpiter. Disco de detritos envolvendo a Supernova 1987A. Colisão entre quatro galáxias. Buraco negro lançando jatos de elétrons e partículas subatômicas do interior da Galáxia M87. Cometa 73P / Schwassmann-Wachmann 3. Supernova em formato de bolha. Linha de ‘Pérolas Cósmicas’ ao redor de uma estrela explodindo. Nebulosa Retina, localizada na constelação de Lupus. Galáxia da Roda do Carro. Luas de Plutão. Estrela VY Canis Majoris. Galáxia se formando no aglomerado Abell 520. Nebulosa Olho-de-Gato. Galáxia Abell 1689. Disco de detritos ao redor da estrela anã vermelha AU Microscopii. Tempestade de gases turbulentos na Nebulosa Ômega (M17). Anel de matéria negra encontrado em área de galáxia. Núcleo da galáxia de Andrômeda. Planeta Urano. Nebulosa do Caranguejo. Encontro de galáxias espirais. Planeta Vênus. Nascimento da estrela HH 34. Planeta Netuno. Estrela Eta Catarinae, localizada na constelação de Quilha. Nebulosa de Órion. Nascimento de uma estrela com formato de foguete. Sirius, a estrela canina. Nebulosa Planetária NGC 7009.

OUTROS INFOGRÁFICOS