Conheça truques certeiros para fazer seu amigo de quatro patas ser mais obediente.
Treinar um cachorro jovem exige menos repetições. Adestrar pets mais velhos é possível, mas demora mais, já que será preciso corrigir hábitos já adquiridos.
Se o mascote vai ficar muito em casa, escolher um com temperamento tranquilo ajuda. No geral, cães de pequeno porte se adaptam facilmente a apartamentos.
Não grite quando ele fizer algo errado. Mas, se fizer algo certo, recompense-o com um biscoito ou um pouco de ração.
Evite deixar a ração no pote o dia todo. Ao invés disso, faça uma rotina de alimentação, com horários definidos. Se ele tiver comida sempre ao alcance, não vai valorizar as recompensas.
O foco do cachorro é curto, então as sessões de treino devem durar, no máximo, 15 minutos.
Para evitar dispersão, ensine-o em lugares com poucas distrações.Torne isso um hábito diário para que a comunicação entre você e o seu animal fique cada vez melhor.
Além do adestramento que melhora o comportamento (não atacar pessoas, fazer xixi no lugar certo, etc.), há os comandos como sentar, rolar e fingir de morto. Use-os com cautela. Alguns deles, como ficar de pé, não são naturais. Repeti-los pode causar lesões.
Cães que passam muito tempo sozinhos, por não se relacionarem com outras pessoas, podem ficar agressivos. Procure adestradores profissionais quando o treinamento não estiver funcionando – ou se você não se sentir preparado.
O canal "Tudo sobre Cachorros", no YouTube, dá boas dicas, assim como o livro "Adestramento Inteligente", do zootecnista Alexandre Rossi.
super.abril.com.br
Veja essa e outras matérias em