Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Adultos extrovertidos viram velhinhos mais felizes

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 09h55 - Publicado em 16 jul 2013, 15h48

happy1

Quer saber se você vai ser feliz ou triste quando estiver velhinho? A ciência diz que é bem fácil descobrir a resposta. Basta prestar atenção à sua personalidade: você é extrovertido ou mais fechado? Bem, se for extrovertido, fique tranquilo, você será um senhor muito feliz.

“Sua personalidade no início da fase adulta influencia muito seu bem-estar décadas depois”, confirma a pesquisa da Universidade de Southampton, no Reino Unido. Os pesquisadores só descobriram isso depois de analisar dados de mais de 4,5 mil pessoas, armazenados ao longo de 40 anos.

Todos os participantes haviam nascido em 1946 e responderam a um questionário sobre personalidade aos 16 e 26 anos. O nível de extroversão era medido pela sociabilidade e disposição. Depois, quando tinham entre 60 e 64 anos, metade dos voluntários se prontificou a responder, mais uma vez, a uma série de perguntas, mas dessa vez os temas eram bem-estar, satisfação com a vida e saúde física e mental.

E, veja bem, os velhinhos mais simpáticos (e extrovertidos durante a juventude) se mostravam mais felizes em vários aspectos. Eles se sentiam mais donos da própria vida, autônomos, felizes com o próprio crescimento pessoal, tinham mais amigos, se aceitavam melhor e pareciam ver com mais clareza um sentido de vida.

Deve ser por isso também que eles vivem mais

Crédito da foto: flickr.com/wards

Leia também:
Pessoas extrovertidas vivem mais
Pessoas legais ganham menos dinheiro
Gente bonita é mais malvada – e gente malvada ganha mais dinheiro

Continua após a publicidade
Publicidade