Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Baleias também têm sua parada de sucessos musical

Por Thiago Perin Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 19 abr 2011, 16h01

Só no rebolado

Um grupo de pesquisadores da Universidade de Queensland, na Austrália, andou pelo Pacífico Sul gravando o canto das baleias-jubarte (também conhecidas como corcundas ou pretas) e descobriu que elas também têm seus hits musicais.

Mas lá no mar não tem vez para Claudia Leitte, Luan Santana ou Lady Gaga. Os machos da espécie vivem cantando (nessa página, clicando no link AUDIO à direita, dá para ouvir um exemplo da cantoria) – e a maioria deles entoa a mesma canção.

A parte mais bacana é que o padrão da música deles muda com o tempo. E as novas versões que vão surgindo – cada vez mais grudentas, como a nossa própria música pop – se popularizam ao longo do oceano, indo de oeste a leste e chegando a outros grupos de baleias.

Olha só: mesmo que os animais não viajem, a canção se espalha e, em algum tempo, baleias de todos os cantos estão se jogando na mesma melodia. Segundo o estudo, é o primeiro caso documentado de “transmissão cultural em larga escala” numa espécie não-humana.

(Dica da @anaPrado ;))

Leia também:
Porcos mimados são mais otimistas
Pulgas de cães pulam mais alto do que as de gatos
Álcool deixa peixes antissociais

Continua após a publicidade
Publicidade