Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Barba faz o homem parecer mais confiável

Por Thiago Perin - Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 14 jan 2011, 12h37

Uma pesquisa de universidades italianas testou o efeito da barba no sucesso de vendedores de vários tipos de produto. E os resultados revelaram que, na maioria dos casos, os barbudos são vistos como mais dignos de confiança do que os caras de rosto lisinho (vendendo produtos como celulares e creme dental, por exemplo). Eles só são ligeiramente menos bem cotados quando o produto anunciado é… cueca. Nesse nicho, os galãs bem barbeados são líderes na preferência do consumidor.

E as implicações dessa descoberta, dizem os pesquisadores, podem ir bem além do mercado de publicidade. Eles avaliam que, por exemplo, políticos poderiam se dar bem ao esquecerem do barbeador por uns tempos: a “presença da barba no rosto de candidatos poderia aumentar seu carisma, confiabilidade e, acima de tudo, sua experiência na percepção dos eleitores, com efeitos positivos nas intenções de voto”, apontam.

Ah, importante: os caras analisaram apenas o efeito das barbas curtas e bem aparadas. Não dá pra fazer cosplay de ZZ Top por aí e esperar que as pessoas confiem mais em você.

Leia também:
O que o comprimento dos dedos diz sobre o homem
Abusar nas compras pode deixar o homem barrigudo e impotente
Homens gostam de mulheres com braços compridos

Publicidade