Clique e assine a partir de 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Bichos de estimação tornam você uma pessoa melhor

Por Carol Castro - Atualizado em 21 dez 2016, 10h08 - Publicado em 6 fev 2014, 17h57

cachorro1Por motivos óbvios. Se você tem um cachorro, aprende logo a cuidar e se preocupar com outro ser. E isso pode surtir efeitos positivos na sua personalidade: tornar você uma pessoa mais gentil e confiante.

Não, isso não é papo de gente fanática por animais. É ciência, comprovada por um estudo da Universidade Tufts, nos Estados Unidos. Os psicólogos entrevistaram mais de 500 participantes, de 18 a 26 anos, para saber sobre a relação com animais de estimação em diferentes fases da vida. Em seguida, responderam a um questionário que tinha como objetivo avaliar características pessoais: se eram competentes, confiantes, carinhosos, e se tinham indícios de depressão.

O resultado mostrou que pessoas que tiveram cachorro ou gato em casa costumam a ajudar mais os amigos e familiares. Eles também se envolvem mais com trabalhos voluntários. E com isso eles se sentem mais conectado ao mundo, confiantes e demonstram mais empatia. “Nós não podemos confirmar relações de causa, mas esse é um ponto promissor no entendimento do papel dos animais na nossa vida, especialmente quando somos jovens”, explica Megan Mueller, autora da pesquisa.

Viu que lindo? J

Continua após a publicidade

Crédito da foto: flickr.com/justinwkern

Leia também:
Por que cachorros fazem cara de dó?

Cães veem os donos como se fossem seus pais

Gatos imitam hábitos dos donos

Publicidade