Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Cerveja fortalece músculos de ratos

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h06 - Publicado em 28 set 2012, 11h24

Sexta-feira é dia de cerveja. Mesmo se o assunto for sobre animais.

A ideia genial de testar os efeitos dos ingredientes da bebida em ratos surgiu na Universidade de Tokushima, no Japão. Mas os orientais não embebedaram nenhum bichinho, apenas serviram a alguns deles (todos idosos e com problemas nos músculos da perna) porções de lúpulo. Os ratos que não seguiram a dieta especial tiveram perda muscular de 10%. Já o outro grupo se manteve forte, sem nenhum declínio na musculatura.

Os cientistas acreditam que o culpado seja um flavonoide do lúpulo, conhecido como 8-prenylnarigenin (8-PN). Provavelmente foi ele o responsável por reter a atrofia muscular nos ratos velhinhos.

Remédio dos bons, né? Mas não se anime, segundo os pesquisadores, nós precisaríamos beber mais de 80 litros por dia de cerveja para gozar dos mesmos benefícios. E se você tiver pique para bater a meta, seu fígado não vai sobreviver por muito tempo. Aí não adianta muita coisa…

É, não foi dessa vez que você engordou a lista dos bons motivos para amar cerveja.

Crédito da foto: flickr.com/stage88

Leia também:
Álcool pode te deixar mais esperto
Cerveja faz bem para os ossos
Beber vinho deixa o casamento mais feliz

Continua após a publicidade
Publicidade