Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Cerveja protege contra pneumonia

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 3 jan 2013, 14h34

Mas só se você for criança. E beber 30 latinhas de 350 mL por dia. Ou seja, isso não vai acontecer.

De qualquer forma, é uma descoberta científica. Segundo pesquisa da Universidade Sapporo Medical, do Japão, um componente do lúpulo, conhecido como humulone, ajuda a combater o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), que causa bronquiolites e pneumonia, e ainda tem efeito antiinflamatório.

Só que a quantidade de humulone presente na cerveja é muito pequena e não surtiria o menor resultado, a não ser que fosse ingerida em grandes doses diárias – mais de 10 litros por dia. Aí você ficaria longe da gripe e, em pouco tempo, destruiria seu fígado. Outra coisa: quem mais sofre com a ação do VSR são as crianças. Já pensou que péssima ideia dar cerveja para um ser de 3 anos de idade?

Mas a ideia dos pesquisadores é usar o ingrediente em outros produtos. “Estamos estudando a viabilidade de aplicar o humulone em produtos alimentícios ou bebidas não-alcoólicas”, explica o pesquisador Jun Fuchimoto. “O desafio é adaptar o gosto amargo, deixá-lo gostoso para o paladar infantil”.

Melhor assim…

Crédito da foto: flickr.com/cleaneugene

Leia também:
Bêbados sobrevivem mais a acidentes
Cerveja fortalece músculos de ratos
Você bebe cerveja muito rápido? A culpa é do copo

Continua após a publicidade
Publicidade