Clique e assine a partir de 5,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Dá para dizer se o cara é gay ou não com uma sílaba?

Por Thiago Perin - Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 8 jun 2011, 15h22

Duas notas, maestro!

Parece que dá sim. Cuidado aí, pessoal do armário. Você não precisa sair por aí gritando “eu sou gay” – uma sílaba pode ser o suficiente para acabar com o segredo.

O pesquisador norte-americano Eric Tracy, da Universidade de Ohio (EUA), gravou as vozes de 36 homens (alguns hétero, outros homossexuais) pronunciando palavras como “mass” (massa) e “food” (comida) – todas propositalmente monossilábicas, para que o julgamento alheio que viria em seguida fosse bem imediato mesmo. Então, colocou voluntários para ouvir às gravações, com a missão de identificar a orientação sexual dos donos das vozes.

Primeiro, eles ouviram as palavras inteiras. Em uma escala que ia de 1 (totalmente hétero) a 7 (muito gay), os voluntários deram às vozes dos homossexuais uma “pontuação” média de 4,42, versus 3,45 às dos heterossexuais.

Ok, identificaram bem, até. E se eles ouvissem só uma sílaba, em vez da palavra inteira? Será que a capacidade de identificar quem era gay ou não diminuiria? Nada disso: mesmo quando os voluntários ouviram o som de apenas as primeiras duas letras (“ma”, no lugar de “mass”, por exemplo), a precisão do julgamento foi de 75%.

De acordo com o estudo, essa facilidade toda é culpa das vogais. A pronúncia dos gays, no caso, tende a ser mais “forte” e “larga”.

E aí, seu gaydar é bom? Será que você consegue identificar essa pronúncia “forte” e “larga”?

Leia também:
Dá para dizer se uma mulher é lésbica só de olhar para o rosto dela?
Mercúrio faz pássaros virarem gays
Homens “afeminados” têm menos problemas de coração

Continua após a publicidade
Publicidade