Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Depressão ajuda a tomar decisões melhores

Por Thiago Perin Atualizado em 21 dez 2016, 09h59 - Publicado em 6 Maio 2011, 15h10

Isso quando a decisão não é se atirar da janela, é claro. Mas nem tudo é cinza: de acordo com um estudo feito por pesquisadores europeus e norte-americanos, parece que há mesmo ao menos um benefício na depressão.

O teste era o seguinte: os voluntários tinham que selecionar, em um programa de computador, os melhores candidatos para uma vaga de emprego fictícia. A motivação era ganhar dinheiro com isso: cada candidato tinha um valor monetário associado a ele – alguns valiam mais, outros menos. Todos eram apresentados em sequência e apenas uma vez. Por exemplo, se o participante escolhia o número 2 logo de cara, nem tinha a oportunidade de ver os outros.

15 pessoas com depressão profunda, 12 em processo de recuperação e 27 sem qualquer problema participaram do teste. E eis que os primeiros se saíram melhor: os voluntários saudáveis procuravam pouco antes de escolherem um candidato, enquanto os depressivos analisavam as opções com mais cuidado – e, além de selecionarem os candidatos mais adequados à vaga, ganharam mais dinheiro do que os colegas.

Ou seja: apesar de todo o mal, a depressão, segundo os pesquisadores, pode ajudar o raciocínio analítico e promover a persistência – o que ajuda a fazer escolhas melhores em situações difíceis. Ponto para ela.

Leia também:
Tomar ecstasy pode ajudar a superar traumas
Pessoas com baixa autoestima são mais preconceituosas
Mau humor e pessimismo podem ter causa genética

Continua após a publicidade
Publicidade