Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Faculdade diminui risco de alcoolismo

Por Carol Castro Atualizado em 21 dez 2016, 10h00 - Publicado em 22 mar 2013, 18h55

E algumas pessoas ainda pensam que vida de universitário é só festa e bebedeira. Longe disso. Na verdade, fazer faculdade diminui seu risco de virar um alcoólatra lá pelos 30 anos.

Uma pesquisa da Universidade Penn State, nos Estados Unidos, conferiu os dados de pouco mais de mil alunos do terceiro colegial, da mesma faixa de renda – nenhum deles esperava entrar na faculdade, por questões financeiras. Eles, então, checaram quais conseguiram se inscrever em alguma universidade no ano seguinte. Depois de 14 anos, quando os participantes tinham, em média, 33 anos, os pesquisadores perguntaram a cada um sobre o uso de álcool, cigarro e droga.

Eles perceberam que ex-universitários correm um risco 6 vezes menor de virar alcoólatra. “A universidade é, geralmente, vista como um ambiente de risco para o alcoolismo, mas as pessoas nunca olham os efeitos no longo prazo”, explica Stephanie Lanza, uma das autoras da pesquisa. Eles só não disseram como o ambiente universitário pode reduzir esses riscos (mesmo quando os participantes não concluem o curso).

Será mesmo?

(Via Gizmodo)

Crédito da foto: flickr.com/adamlogan

Leia também:
Estudantes que bebem são mais felizes, diz pesquisa
Álcool pode te deixar mais esperto
Pessoas ficam mais bonitas às 4h da manhã (e a culpa não é só do álcool)

Continua após a publicidade
Publicidade