Clique e assine com até 75% de desconto
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Galinhas preferem gente bonita

Por Thiago Perin Atualizado em 21 dez 2016, 10h07 - Publicado em 22 set 2010, 14h28

E aí, gatão?

E aí, gatão?

Lembra dos porcos mimados, otimistas e tal? Parece que eles não são os únicos com a autoestima lá em cima no reino animal. Pesquisadores da Universidade de Estocolmo (Suécia) elaboraram um teste para medir o nível de atração de galinhas por diferentes rostos humanos, de ambos os sexos. E descobriram que – safadinhas! – elas preferem gente bonita.

Depois de mostrar uma série de rostos masculinos e femininos a estudantes universitários (que avaliaram, de 0 a 10, a beleza de cada um), os caras treinaram os animais (naquele esquema de “acertou, ganhou comida”) a, vendo os mesmos rostos em um monitor, reagir (dar uma bicada na tela) aos femininos, mas não aos masculinos (ou vice-versa). E as galinhas aprenderam as regras direitinho. Mas rolou um efeito curioso nisso: os rostos avaliados como mais bonitos pelos estudantes também foram os que ganharam, naturalmente, mais bicadinhas das penosas.

Pesquisa inútil? Talvez não. Segundo os líderes do estudo, essa semelhança nos gostos pode revelar algo sobre a origem do nosso critério de beleza. “Isso sugere que as preferências sexuais humanas podem surgir de propriedades gerais do sistema nervoso”, especulam. Quais propriedades são essas (e se, de fato, existem) eles prometem tentar descobrir.

(Falando em galinha… já deu uma olhada no post de hoje no blog do Planeta Sustentável?)

Leia também:
Porcos mimados são mais otimistas
Orangotangos gostam de ser observados (e de nos observar também)
Tubarões preferem banhistas que usam preto e branco

Continua após a publicidade
Publicidade