Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Ciência Maluca Por Blog As pesquisas mais importantes para você compreender a sua vida - e as mais inusitadas para você entender todo o resto. Por Tiago Jokura

Homens e mulheres são “maria-vai-com-as-outras” na paquera

Por Kleyson Barbosa Atualizado em 21 dez 2016, 09h54 - Publicado em 11 Maio 2010, 17h31

E o porquê de pegadores e pegadoras sempre pegarem mais

Segundo pesquisa da Universidade de Edimburgo, na Escócia, homens e mulheres escolhem seus parceiros potenciais copiando as escolhas das outras pessoas e  preferem ficar com aqueles que já são um sucesso com o sexo oposto. As descobertas podem explicar por que as pessoas espelham seus relacionamentos em relações bem sucedidas de amigos, parentes e até dos personagens da novela.

A síndrome de “maria-vai-com-as-outras” já havia sido detectada em peixes e aves, mas agora os cientistas encontraram resultados semelhantes em humanos. Oitenta alunos foram convidados a assistir a alguns vídeos de encontros aleatórios e escolher com qual das pessoas eles imaginavam ter um relacionamento.

Os encontros que apareciam no vídeo eram de pessoas que falavam outra língua e, como os voluntários não entendiam o que estava sendo dito, eles mostraram mais interesse nas pessoas dos encontros que pareciam ter dado certo, escolhendo quem teve sucesso na paquera. A escolha, segundo os pesquisadores, não observou fatores físicos, mas “informações sociais” (leia-se: o sucesso nas paqueras).
Publicidade